O WRJ, preocupado com a formação de um aluno feliz, crítico e consciente, desenvolve projetos e ações que favorecem a integração entre os alunos, o ensino e aprendizagem de conteúdos  significativos, que possam ser vivenciados concretamente de forma interdisciplinar. Confira alguns desses projetos:

Oficinas

Em nossas Oficinas de matemática, língua portuguesa (leitura) e artes, os alunos têm a oportunidade de estudar de forma diferente. Criamos um ambiente em que o estudante pode aprender de forma reflexiva e criativa, aplicando seu conhecimento nas situações sugeridas e desenvolvendo sua capacidade de resolução de problemas. Atualmente, oferecemos oficinas de Arte, Literatura e Matemática.

Acompanhamento individual

Acreditamos que cada aluno precisa ser tratado de forma singular. É importante entender as particularidades de cada um, o que os motiva e o que os atrapalha a evoluir nos estudos. Por isso, mantemos aberto o canal de comunicação entre professores, coordenação, aluno e família, para que nenhuma necessidade seja deixada de lado e o jovem possa aproveitar todo seu potencial.

Apoios escolares

Toda semana, contamos com apoio escolar para auxiliar o estudante que apresenta alguma dificuldade em determinado conteúdo. Disponibilizamos uma equipe de profissionais capacitados e qualificados para dar suporte ao aluno na hora de estudar.

Aprendendo a estudar

Sempre enfatizamos a importância da organização e do hábito de estudos no processo de aprendizado. Por isso, a educação deve ser prioridade não apenas para o(a) aluno(a), mas para toda a família, que tem o papel fundamental de organizar o dia a dia do estudante.

Entendemos, no entanto, que a chegada dessa etapa traz responsabilidades e novidades com as quais ambos, família e estudante, podem ter dificuldades em se adaptar. Para minimizar esse problema, oferecemos para todos os recém-chegados em nossa escola um curso, dividido em 5 encontros, que tem como objetivo preparar o aluno para aprender.

Ensinamos desde a organização da mochila até a participação dos pais no processo, bem como a anotação das tarefas na agenda, como fazer esquemas de estudo, organizar a mesa, além de outros hábitos essenciais.

O projeto Aprendendo a estudar é nossa principal ferramenta para moldar a forma como nossos alunos relacionam-se  com o conhecimento, valorizando o aprendizado efetivo do conteúdo muito mais que somente a assimilação de informações. Dessa forma, somos capazes de aproveitar todo o potencial do estudante em benefício de seu crescimento.

Projeto de Literatura

A literatura é um instrumento valioso de aprendizado, não somente por possuir um importante papel social e cultural, mas também por instigar a imaginação e o senso crítico daquele que lê. Entendendo essa importância, nós desenvolvemos no WRJ um Projeto de Literatura, que visa qualificar os alunos na leitura de diversos gêneros literários de vários autores, autoras e estilos diferentes.

Em cada ano os alunos leem e debatem livros especificados pelo professor, que vão desde clássicos a best sellers, a fim de entender sobre o gênero literário bem como sobre o contexto em que está inserida a história.

Mesa-Redonda

Parte importante do nosso trabalho enquanto formadores do indivíduo é incentivar o pensamento crítico e cidadão. Para isso realizamos Mesa-Redondas, a fim de propor debates temáticos nas áreas do direito, da política, da cidadania, da ética e das atualidades em sala de aula, assim como educação financeira, será prática constante e possibilitará aos alunos a resolução de problemas e a compreensão crítica dos diferentes fenômenos naturais e sociais, tornando-se aluno(a) diferenciado(a) e competente.

Jogos Internos

Uma vez por ano, realizamos aqui no WRJ, os Jogos Internos, um evento chave em nosso ano letivo. Não se trata, somente, de um momento de descontração e brincadeiras, mas também de uma atividade carregada de  aprendizado é essencial para o estreitamento dos laços sociais.

Dividimos as equipes com estudantes mesclados de todas as séries que competem em diversas categorias, entre as quais: esportes; trabalhos colaborativos; competição de matemática; soletrando, xadrez, etc.

Aulão Interdisciplinar

Realizado algumas vezes ao longo do ano, o Aulão Interdisciplinar tem como objetivo mostrar a integração entre os componentes intracurriculares da nossa base de ensino. Em cada Aulão é escolhido um tema principal que será analisado e discutido com base em disciplinas diferentes. A proposta é fazer com que o aluno compreenda o tema, considerando seu contexto em diversas áreas do conhecimento.

Projeto “Sete Virtudes”

Trabalhar estes valores aplicando-os no dia a dia dos alunos, professores e comunidade escolar:

Amor

Sabedoria