Institucional

O Colégio WRJ é fruto da idealização do professor Rubens (Rubão), também fundador de uma das mais importantes e tradicionais instituições de ensino de Goiânia, o Colégio WR. A proposta de fundar um colégio de Ensino Fundamental nasceu da vontade de oferecer à criança e ao adolescente uma formação acadêmica e humana que fosse muito maior do que apenas ensino de  qualidade. O WRJ carrega em sua  essência o desejo de oferecer a estudantes, de 6º ano 9º ano, uma educação que desenvolva conhecimentos, valores, aptidões  atitudes e talentos, preparando-os para uma vida pessoal cidadã, feliz e responsável. Nesse propósito, as  atividades e projetos são planejados e realizados com o intuito da formação integral e alinhada às necessidades da contemporaneidade, demonstrando também o valor da família e garantindo uma prática sempre baseada em princípios essenciais na formação da pessoa e consolidados pelas virtudes do amor, da sabedoria, da vontade, da ordem, da disciplina, da paciência e da humildade.

A Família WRJ

Quando recebemos o(a) estudante de braços abertos, acolhemos também sua família, suas particularidades, seus desafios e seus sonhos, entendendo a ansiedade dos pais em acompanhar os obstáculos e as lutas que a criança e o adolescente vivenciam nessa fase da vida, tão cheia de mudanças e novidades. Por isso trabalhamos lado a lado com as mães, pais e/ou responsáveis para minimizar os conflitos dessa fase, incentivando o amadurecimento saudável, feliz e autêntico. Entendemos ainda que a disciplina e o hábito de estudo diário são a chave do sucesso e que somente o jovem disciplinado é capaz de cumprir suas responsabilidades acadêmicas em equilíbrio com a vida social e familiar. Pensando assim, acreditamos no papel essencial da família na construção de uma solidez emocional, da formação ética e respeitosa e da confiança na capacidade do(a) filho(a), bem como na organização da rotina e do incentivo aos estudos. Portanto, no Colégio WRJ, a aprendizagem se apoia no tripé entre escola, família e aluno; cada um cumprindo com compromisso o seu papel.

Proposta Pedagógica

Entendemos que o conhecimento é construído a partir da articulação entre os agentes do processo ensino-aprendizagem – professor e aluno, na interação com o objeto de conhecimento – de maneira significativa para a vida cotidiana e/ou como ferramenta para se atingir determinado objetivo. Nesse passo, nossa proposta visa proporcionar ao estudante situações de aprendizagem que promovam a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades, competências e habilidades, preparando-o para o exercício consciente da cidadania e prosseguimento de estudos. Reconhecemos ainda a importância da participação real, ativa, efetiva e construtiva do estudante no próprio processo de formação e, ao mesmo tempo, necessária intervenção do professor como mediador dessas aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo do Ensino Fundamental II. Portanto, a nossa prática se sustenta por metodologia contextualizada, que se articula e possibilita a compreensão crítica dos diferentes fenômenos naturais e sociais, além do desenvolvimento de competências socioemocionais para saber conviver e se relacionar com as exigências da contemporaneidade. Assim, pretende-se que os estudantes desenvolvam a curiosidade, enfrentem desafios, busquem soluções e compreendam os fundamentos das diferentes linguagens e das ciências, interagindo positivamente com seus semelhantes e com o espaço geográfico e social.

Nossos Pilares

Em busca de uma educação de excelência, as atividades do Colégio WRJ tem como referência a Base Nacional Comum Curricular e os Pilares da Educação constantes no Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (UNESCO) e se apoiam nos seguintes pilares: CONHECIMENTO Abertura para o conhecimento historicamente acumulado pela sociedade, respeitando, consolidando e refletindo sobre as experiências anteriores por meio do estudo e aprofundamento: das práticas de linguagens, das ciências, do raciocínio lógico e matemático e das diferentes culturas. ATITUDE E COMPROMISSO Engajamento ativo e corajoso para enfrentar obstáculos, superar erros para alcançar os objetivos, estudando e traçando estratégias responsáveis e compromissadas para fazer o seu melhor na construção de um projeto de vida saudável e feliz para si e para a sociedade. CONVIVÊNCIA SAUDÁVEL Interdependência colaborativa no convívio coletivo, reconhecendo a importância da participação em projetos comuns e o prazer do esforço compartilhado para a construção de um espaço coletivo de fraternidade, paz, alegria e respeito. CIDADANIA Desenvolvimento de habilidades pessoais para ser de fato um cidadão na contemporaneidade, entendo-se como ser único (com sentimentos, autonomia, discernimento e criatividade), que confere a si mesmo a possibilidade de evoluir permanentemente e de usar seus talentos para ser, tanto quanto possível, dono do seu próprio destino, mantendo valores e virtudes que contribuam também para o bem comum.