O que são e como identificar Distúrbios de Aprendizagem
Distúrbios de aprendizagem (DA ou TA) são transtornos de ordem neurológica que agem na forma como o cérebro recebe e organiza as informações — ou estímulos, afetando a capacidade do indivíduo de desenvolver habilidades como fala, escrita, leitura e aritmética. São normalmente identificados nas fases iniciais de escolarização e, por isso, é natural que os pais, ao observarem o mau rendimento escolar da criança ou do jovem, se perguntem: ”é possível que meu filho sofra de algum Distúrbio de Aprendizagem?”Antes de tentar definir qualquer comportamento, é necessário entender que nem toda criança que exibe essas características sofre de algum transtorno específico. A apresentação de resultados muito abaixo do esperado ou a falta de motivação para aprender determinados conteúdos podem ser também consequência de outros problemas de ordem cultural, emocional ou cognitivo, por exemplo. É possível, ainda, que o aluno esteja passando por adversidades que influenciam em sua postura na escola e sua motivação. Entre os principais agravantes desse problema podemos citar: aborrecimentos familiares, mudança de escola, troca de professor, separação dos pais, morte de uma pessoa querida, metodologia de ensino defasada, etc.Já os Transtornos de Aprendizagem — dislexia, discalculia e disgrafia entre os mais comuns— caracterizam-se por dificuldades mais específicas em um ou mais destes processos psicológicos básicos:
percepção visual e auditiva
Sequenciação, abstração e organização
Memória a longo e curto prazo
Linguagem expressiva
Capacidades motoras
Por se tratar de um problema de ordem neurológica, somente profissionais capacitados, como psicólogos, fonoaudiólogos, neuropsicólogos ou neuropediatras são capazes de diagnosticar com maior precisão esses distúrbios. Todavia, é importante que, tanto a família quanto a escola, fiquem atentos a alguns comportamentos que podem sugerir a necessidade de procurar esses profissionais:Dificuldades cognitivas e de memorização de atividades que envolvam linguagem, leituras, formas gráficas e números.Dificuldade em desempenhar algumas funções acadêmicas. Inversão da grafia de letras e númerosDemora na incorporação de palavras novas ao seu vocabulário Tendência a inventar ou adivinhar as palavras Dificuldade acentuada e demora para finalizar tarefas Dificuldade para planejar e elaborar textos escritos, reproduzir histórias e entender conceitos abstratosConfusão entre números e signos e dificuldade de performar cálculos mentaisDificuldade em escrever com caligrafia consistente — letras muito espaçadas, confusão entre maiúsculas e minúsculas, etc.Além disso, é importante atentar ao fator de hereditariedade, que pode influenciar na ocorrência desses Transtornos na criança. É essencial, acima de tudo, entender que os Transtornos de Aprendizagem não caracterizam falta de inteligência ou de vontade de aprender e que o apoio da família, da escola e de uma equipe qualificada de profissionais é essencial para garantir que esteja sendo permitido ao aluno aproveitar todo seu potencial no processo de aprendizagem. Esse trabalho coeso entre família e escola é fundamental para que essas características sejam notadas e, consequentemente, os problemas sejam tratados da forma como precisam ser.