História e Geografia

1. ORALIDADE E PRÁTICA SOCIAL CIDADÃ
6º ano – prioriza-se o desenvolvimento das habilidades para conseguir comunicar uma ideia, expor um conteúdo com segurança e expressividade; é trabalhado o gênero ‘EXPOSIÇÃO ORAL’. 7º ano – prioriza-se a apresentação de um tema pesquisado; é trabalhado o SEMINÁRIO. 8º ano – com o processo de argumentação e o desenvolvimento da prática de escuta e reflexão, é proposto para esta série o gênero DEBATE REGRADO (I). 9º ano – aprofunda-se o diálogo com temas mais complexos e inclui-se a proposta intervenção que considere o bem comum. É proposto o DEBATE REGRADO (II)
2. SIMULAÇÃO DOS PODERES DA REPÚBLICA
Objetiva-se que o(a) estudante conheça o espaço em que vive e suas condições históricas, sociais, geográficas e culturais para propor intervenções no sentido de resolver problemas e criar soluções, cobrando direitos e analisando atitudes dos líderes políticos. 6º ano – Congresso Nacional Simulado; 7º ano – Simulação do Poder Executivo nas instâncias municipal, estadual e federal; 8º ano – Simulação do Poder Judiciário, por meio de um Júri-Simulado; 9º ano – Simulação dos órgãos e instituições da Organização das Nações Unidas (ONU).
3. TREINAMENTO PARA A OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB)
O treinamento olímpico põe os(as) estudantes em contato com uma diversidade de documentos históricos, permitindo que discutam, pesquisem e analisem documentos e/ou fatos históricos, ampliando também o repertório cultural dos participantes.
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