Língua Portuguesa

1. NAS DOBRAS DA LEITURA
1.1. “@Literatura em rede wrj”. criação de um perfil no Instagram para o compartilhamento das vivências e das produções dos nossos alunos na disciplina de Literatura. 1.2. Mesa-redonda – evento que reúne convidados e estudantes para debater sobre uma obra literária selecionada previamente e que permita a interdisciplinaridade e a reflexão temática. 1.3. Verificação e análise de obras: verificação de leitura – atividade avaliativa realizada a cada obra para verificar se o(a) estudante fez a leitura produtiva, como ele compreendeu e entendeu o texto. apresentação de leitura – o estudante escolhe uma obra e apresenta através de textos multimodais, a análise feita sobre ela, mobilizando o contexto histórico, o enredo e as intertextualidades. 1.4 Treino ortográfico e ampliação de vocabulário – atividade tem como propósito facilitar a memorização da grafia de palavras cuja escrita não segue ordenamentos e padrões. O levantamento de tais vocábulos é feito a partir das incorreções e dificuldades identificadas nas atividades cotidianas e nas avaliações realizadas pelos estudantes.
2. PROJETO WRJ DE REDAÇÃO
2.1. Concurso de Oratória – objetiva avaliar a competência argumentativa dos alunos, considerando a construção dos argumentos, sua interação com os pontos de vista discordantes e a consistência que apresentam frente aos temas postos em discussão. 2.2. Oralidade e Prática Social Cidadã – o projeto pensado e organizado, ao longo do ano, envolve os(as) estudantes de 6º a 9º ano e considera progressivamente o conhecimento e o domínio dos seguintes gêneros textuais: exposiçãooral, Seminário, Debate regrado (I e II). 2.3. Concurso de Redação – Tem como objetivo geral motivar e fomentar o aperfeiçoamento da prática da escrita dos(as) estudantes de 6º a 9º ano, tanto no campo da exposição quanto na defesa de um ponto de vista.