1.1. “@Literatura em rede wrj”. criação de um perfil no Instagram para o compartilhamento das vivências e das produções dos nossos alunos na disciplina de Literatura.
1.2. Mesa-redonda – evento que reúne convidados e estudantes para debater sobre uma obra literária selecionada previamente e que permita a interdisciplinaridade e a reflexão temática.
1.3. Verificação e análise de obras:verificação de leitura – atividade avaliativa realizada a cada obra para verificar se o(a) estudante fez a leitura produtiva, como ele compreendeu e entendeu o texto.
apresentação de leitura – o estudante escolhe uma obra e apresenta através de textos multimodais, a análise feita sobre ela, mobilizando o contexto histórico, o enredo e as intertextualidades.
1.4 Treino ortográfico e ampliação de vocabulário – atividade tem como propósito facilitar a memorização da grafia de palavras cuja escrita não segue ordenamentos e padrões. O levantamento de tais vocábulos é feito a partir das incorreções e dificuldades identificadas nas atividades cotidianas e nas avaliações realizadas pelos estudantes.
2. PROJETO WRJ DE REDAÇÃO
2.1. Concurso de Oratória – objetiva avaliar a competência argumentativa dos alunos, considerando a construção dos argumentos, sua interação com os pontos de vista discordantes e a consistência que apresentam frente aos temas postos em discussão.
2.2. Oralidade e Prática Social Cidadã – o projeto pensado e organizado, ao longo do ano, envolve os(as) estudantes de 6º a 9º ano e considera progressivamente o conhecimento e o domínio dos seguintes gêneros textuais: exposiçãooral, Seminário, Debate regrado (I e II).
2.3. Concurso de Redação – Tem como objetivo geral motivar e fomentar o aperfeiçoamento da prática da escrita dos(as) estudantes de 6º a 9º ano, tanto no campo da exposição quanto na defesa de um ponto de vista.